mosquito-aedes-aegypti-picando-pele-humana - Minuto Mais
Aedes aegypti. Reprodução MinutoMais.

Os vírus se espalham de várias formas e tudo se baseia na sua via de transmissão. A via de transmissão é a maneira que os vírus usam para se espalhar, ou seja, o modo que um vírus presente em um organismo infectado acaba se espalhando e deixando outros organismos doentes. Um exemplo comum é a via de transmissão por meio de vetores, podendo ocorrer tanto em plantas como em animais. Nas plantas por exemplo, o vírus pode ser transmitido de uma planta infectada para outra através de um inseto, como os pulgões, ao se alimentarem de sua seiva. Ao entrar em contato com uma planta saudável, esse pulgão, vetor do vírus, irá transmitir a doença. Um exemplo dessa mesma via de transmissão, só que em animais, seria o vírus da dengue.

– Mas dengue em animais?

Sim, o ser humano é um animal! – nesse caso o vetor é o mosquito Aedes aegypti, que ao picar uma pessoa infectada com o vírus, acaba o levando, transmitindo-o para uma próxima pessoa que o mosquito tiver contato.  

Mas também temos os vírus que são transmitidos por outras formas, de modo direto, sem precisar de um vetor vivo, como por exemplo o HIV, que é transmitido por meio do contato sexual e sanguíneo. A gripe, uma doença comum, é causada pelos vírus da Influenza, que são transmitidos geralmente de uma pessoa doente para outra, principalmente por meio de gotículas de saliva espalhadas por espirros e tosses, que são mecanismos do nosso organismo para tentar expulsar coisas estranhas (como vírus) que entram nas vias respiratórias. Assim, da mesma forma que um borrifador, os vírus são jogados para o ambiente, levando a uma nova contaminação. 

Outra definição de transmissão de vírus é a chamada transmissão vertical e horizontal. A transmissão vertical significa de mãe para filho: o vírus da hepatite B, por exemplo, pode ser transmitido durante a gestação, na qual o bebê já nasce infectado pelo vírus. A transmissão horizontal, o mecanismo mais comum, é quando ocorre de uma pessoa para outra, por exemplo o vírus da HIV que é transmitido pelos fluidos corporais trocados durante a atividade sexual. 


Qual o mecanismo de propagação do SARS-CoV-2?

O vírus SARS-CoV-2, causador da doença COVID-19, possui um mecanismo de transmissão parecido com o vírus da gripe, já que também é uma doença que afeta principalmente as vias respiratórias; logo, é transmitido por gotículas de saliva, espirros, tosse e contato próximo. 

Reprodução G1.

A contaminação acontece quando as gotículas respiratórias infectadas, presentes no ar, são inaladas, podendo o vírus permanecer no ar por até 3 horas; então se uma pessoa contaminada espirra ou tosse em um quarto, o ar do ambiente permanece contaminado pelo vírus por até 3 horas, tornando o ambiente um potencial infectante; devido esse fato que se ressalta a importância do isolamento social e do uso de máscaras.

Reprodução LaVision.

A contaminação da COVID-19 também pode ocorrer por contato direto com uma pessoa infectada, além de contato com objetos ou superfícies contaminadas e sucessivamente tocar boca, nariz ou olhos. 

Reprodução G1.

Essas superfícies inanimadas acabam sendo contaminadas ao entrarem em contato com as secreções infectadas de uma pessoa doente, podendo o vírus nesse caso sobreviver até 3 dias em superfícies como aço, plástico, papelão, entre outras, destacando a importância da higiene pessoal, principalmente das mãos, roupas, objetos e ambientes. 

Escrito por Michele Fernandes Takeno

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ministério da Saúde. Cartilha Coronavirus vamos nos proteger. Disponível em: Cartilha Coronavírus – Vamos nos proteger!

Portal Drauzio Varella. Como limpar superfícies e objetos para prevenir o coronavírus. Disponível em: Como limpar superfícies e objetos para prevenir o coronavírus | Drauzio Varella

Portal Drauzio Varella. Espirro. Disponível em: Espirro | Drauzio Varella

Portal Drauzio Varella. Gripe. Disponível em: Gripe | Drauzio Varella

Doremalen, N.V. etl al.. Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1. The New England Journal of Medicine, 2020.