Em tempos de pandemia vários métodos de proteção surgem e se tornam importantes para o combate eficiente contra seus agentes causadores. Entretanto, ao mesmo tempo que várias medidas são discutidas pela mídia e redes sociais confiáveis, as famosas “Fake News” se tornam muito constantes e são compartilhadas com uma velocidade rápida, atingindo grande parte da população.

Em meio ao caos social, as pessoas tendem a se proteger de forma mais eficaz visando a sua não-contaminação. A ciência então explica a importância de substâncias que ajudam no combate individual ao novo vírus, como a sempre e necessária lavagem das mãos com água e sabão, mas também com a utilização do álcool em gel 70%.

Mas porque essas duas medidas são eficazes para a eliminação do vírus?

Saiba por que o recomendado é o álcool 70% | Blog da Saúde MG
Apenas o álcool com concentração de 70% é eficaz no combate ao Novo Coronavírus. Reprodução Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais.

O álcool 70% (tanto o líquido, quanto o em gel) possui uma concentração ótima para interagir com a membrana de gordura do vírus, rompendo-a, o que não acontece com concentrações menores, como o álcool 46%. O processo se torna mais eficiente devido a presença da água, principalmente devido as polaridades dos compostos, por isso uma concentração de álcool 70% (com aproximadamente 70 mL de álcool e 30 mL água) se torna efetiva. A estrutura do álcool possui uma parte hidrofílica (que interage com a água) e uma parte hidrofóbica (que interage com a membrana lipídica (gordura) do vírus). Quando a mistura de água e álcool (com uma concentração de 70%) entra em contato com a cápsula de gordura protetora do vírus, esta é rompida e as proteínas responsáveis pelas interações com a célula do corpo são desnaturadas, inativando e desestruturando o vírus.

Mas e o álcool 96%? Não seria mais eficaz?

Propriedades dos Álcoois. Propriedades físicas dos álcoois
Interação entre o etanol e a água, mostrando as ligações de hidrogênio que fazem com que interajam. Adaptado de Alunos Online Uol.

O álcool 96% tem uma concentração de álcool elevada, o que acaba por evaporar mais rápido, diminuindo seu efeito protetor, além de aumentar bastante o risco de acidentes que podem provocar incêndios, queimaduras e irritação na pele. Já o álcool 70%, por meio das interações entre as moléculas de água e de álcool (ligações de hidrogênio), possui menor grau de evaporação, permitindo assim um maior tempo de contato e eficácia do processo. Lembre-se que a utilização do álcool em gel se faz necessário quando não conseguimos lavar as mãos facilmente, por exemplo quando estamos no transporte público ou em algum lugar sem acesso a água e sabão.

É importante saber que o sabão também possui uma parte polar e hidrofílica (que interage com a água) e outra parte apolar que é hidrofóbica (que interage com gorduras). Quando lavamos as mãos, ao esfregar, fazemos com que o sabão interaja com a cápsula de gordura do vírus, retirando-a, e as proteínas e os outros fragmentos dos vírus são arrastados pela água, inativando e os destruindo. Portanto, lavar as mãos sempre é o método mais eficaz.

E por que não podemos fazer álcool em gel em casa?

Com o maior consumo de álcool em gel pela população em geral, a falta do produto no mercado é uma realidade. Sendo assim, muitos vídeos na internet começaram a surgir ensinando as pessoas a fabricarem o seu próprio álcool em gel. Nessas receitas, das mais mirabolantes, diga-se de passagem, se faz uso de gel de cabelo ou gelatina incolor como espessante. Isso é muito perigoso, pois a pessoa leiga, ao fazer essa mistura, acredita que está protegida, podendo ter o efeito oposto, propagando ainda mais o vírus.

É muito comum nessas receitas que se misture o álcool 70% ao gel de cabelo, porém ao se fazer isso, acaba-se diluindo o álcool, deixando-o com uma concentração menor do que a necessária para sua eficiência. E mais, utilizar gelatina como espessante é ainda pior, já que ela é utilizada como meio de cultura para bactérias, podendo ser um ambiente favorável para outros microrganismos.

Caderno de Ciências e Biologia : Experiência das Bactérias
Experiência de contaminação de gelatinas por microrganismos. Reprodução Caderno de Ciências e Biologia.

Portanto não se desespere! Quando estiver em casa, lave bem as mãos, esfregue bem as palmas, os dorsos, as pontas dos dedos e unhas, os polegares e os punhos. A lavagem com água e sabão é sempre mais eficaz. Deixe para usar o álcool quando estiver na rua e não poder lavar as mãos. Além disso, ao comprar o seu álcool em gel em algum estabelecimento como supermercados e farmácias, confira a concentração de 70%, a presença do selo do Inmetro, a marca do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade (Sbac) e o nome do químico responsável pela produção. Isso assegura que você está comprando algo de qualidade e que segue as normas de proteção. Não faça o seu próprio álcool em gel e nem compartilhe essas receitas ou “Fake News”, se informe e procure uma fonte confiável. Estamos todos juntos nessa batalha. Juntos somos mais fortes.

Escrito por Bruno Gumieri Fernandes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANVISA. Orientações para a compra de álcool em gel. Disponível AQUI.

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5 Ed. Porto Alegre: Bookman. 2012.

BBC News Mundo. Coronavírus: o que o sabão faz com o vírus que causa a COVID-19?. Disponível AQUI.

BROWN, T.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E. Química: a ciência central. 9 ed. Prentice-Hall, 2005.

GRAZIANO, M. U.; et.al. Eficácia da desinfecção com álcool 70%(p/v) de superfícies contaminadas sem limpeza prévia. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, n. 2, p. 618-623, 2013.

REVISTA ANALYTICA. Por que o álcool 70% é mais eficaz?. Disponível AQUI.

TORTORA, G.J., FUNKE, B.R., CASE, C.L. Microbiologia. 8. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.