A produção científica implica em desenvolvimento nas diversas dimensões sociais, como o segmento da saúde. Entretanto, os saberes científicos são constantemente confrontados por valores do conhecimento cotidiano, senso comum. Este, para Marilena Chauí em seu livro Convite à Filosofia, pode ser comparado como o símbolo da “Caverna” da obra Mito da Caverna de Platão, porque o senso comum representa a convenção social de valores culturais e religiosos, dos quais são compartilhados de geração em geração como verdades absolutas. Pensando nisso, Platão afirma  em sua obra que só é possível sair desse mundo de “falsas verdades absolutas” por meio do raciocínio sistematizado e da dialética. A Ciência atende a solução de Platão, uma vez que ela é sustentada pelo Método Científico, cuja metodologia é composta por regras que são separadas em etapas: observação, questionamento, hipóteses, experimentação, análise dos resultados, conclusões e divulgação para a sociedade. Nesta última etapa, é essencial que haja divulgação de resultados positivos e negativos obtidos na pesquisa, uma vez que esses dados corroborarão com futuras pesquisas, auxiliando no aperfeiçoamento da Ciência. Mas qual a importância da Ciência para o cenário político global? Como que se divulgam esses resultados? E qual é o impacto direto dessas produções científicas na sociedade que estão em situações alarmantes, como a da pandemia de COVID-19?

No capítulo Feiticeiros e Aprendizes do livro A Era dos Extremos, Eric Hobsbawm, notório historiador, mostra que o desenvolvimento científico dos estadunidenses foi o aspecto principal para o domínio norte americano sobre o mundo no pós Guerra Fria, tornando os EUA, segundo o próprio autor, em uma fábrica de doutores. Além disso, o investimento financeiro é essencial para a manutenção e expansão das pesquisas científicas. Dessa forma, o Estado é o financiador primordial do desenvolvimento social, tal como é reforçado no livro O Estado Empreendedor da autora Mariana Mazzucato. Os agentes responsáveis em desenvolver esse conhecimento são os pesquisadores de Instituições Privadas, Instituições Estatais e Universidades. Este ambiente de ensino e pesquisa é composto por diversos agentes científicos, como os graduandos e pós-graduandos que realizam pesquisas como voluntários e/ou bolsistas de Agências de Fomento à Pesquisa, Técnicos Administrativos e Professores-pesquisadores que são funcionários públicos concursados.  

Os projetos de pesquisa estão atrelados a um projeto maior, assim, montando um quebra-cabeça que será publicado posteriormente. Além disso, a divulgação científica obriga que o conteúdo apresentado pelos cientistas seja avaliado por outro especialista da área antes de ser publicado, sendo esse processo denominado avaliação por pares. Essa avaliação é feita de modo anônima e bem crítica, visando uma seleção séria do que vai ser publicado. Em contraposto, boa parte das revistas científicas não tem acesso gratuito e, com isto, o acesso aos conteúdos científicos fica extremamente restrito, o que dificulta a democratização da Ciência. Pensando nisso, diversas plataformas de divulgação científica com acesso gratuito estão ganhando espaço no mundo acadêmico com artigos científicos de ótima qualidade. 

O Mundo da Química | Introdução à Química - O Método Científico :.
O método científico. Reprodução: O Mundo da Química.

O protagonismo da ciência é exaltado em épocas de emergências internacionais como a qual passamos. A atenção internacional referente à pandemia da COVID-19 foi declarada em 30 de janeiro de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que provocou uma concentração da atenção científica para a área da saúde. Segundo Ventura e seus colaboradores, no artigo “Desafios da pandemia de COVID-19”, momentos caóticos exigem um planejamento de uma agenda científica que se baseie nas experiências obtidas em crises anteriores, necessitando de uma valorização contínua e sistemática da ciência e não apenas momentânea. Ademais, é importante que essa agenda analise não somente os impactos na saúde, mas também analise os impactos sociais que esta pandemia causará no país. Nos laboratórios, a busca por vacinas e remédios que sejam eficazes contra este tipo de vírus está ocorrendo globalmente. Entretanto, muita coisa já presente na literatura está auxiliando os pesquisadores a entender melhor os mecanismos de ação desse vírus e, também, como detectá-lo de modo mais eficiente. Assim, é trivial que se recorra à ciência em períodos como da COVID-19, mas que essa importância não seja momentânea e esquecida quando esta pandemia acabar. A ciência, portanto, depende de investimento e valorização para que se desenvolva mais pesquisa e tecnologia que corroborem tanto para o desenvolvimento nacional, quanto em ferramentas de combate a futuras emergências mundiais.

Escrito por Jeferson Marques de Menezes.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BROFMAN, P. R. A importância das publicações científicas. Revista Cogitare Enfermagem (UFPR). Vol. 17; n. 3; pp. 419. 2012.

CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, p. 46-49, 140-141 e 315-319.  2000. 

DE LIMA, A. C. ; FERREIRA, A. R. de C. Análise crítica de “O estado empreendedor: desmascarando o mito do setor público vs. setor privado” da autora Mariana Mazzucato, 2-4 (Tradução Elvira Serapicos. — 1a ed. — São Paulo. Portfolio-Penguin, 2014). Revista Multiface. Belo Horizonte. Vol. 3. 2015.

HOBSBAWM, E. A era dos extremos: o breve século XX. 1941-1991. Capítulo: FEITICEIROS E APRENDIZES. Companhia das Letras São Paulo. 1995.

HOLANDA, V. N. Pandemia de COVID-19 e os esforços da ciência para combater o Novo Coronavírus. Revista Interfaces; vol. 8, n. 1. 2020. ISSN 2317-434X.

HOLZNER, B.; DUNN, W.; SHAHIDULLAH, M. An Accounting Scheme for Designing Science Impact Indicators, Knowledge, vol. 9, n. 2, 1987.

PLATÃO. O Mito da Caverna, Extraído de “A República” de Platão. 6° ed. Ed. Atena, 1956, pp. 287-291.

VENTURA, D. de F. L.; RIBEIRO, H.; DI GIULIO, G. M.; JAIME, P. C.; NUNES, J.; BÓGUS, C. M.; ANTUNES, J. L. F.; WALDMAN, E. A. Desafios da pandemia de COVID-19: por uma agenda brasileira de pesquisa em saúde global e sustentabilidade. Cadernos de Saúde Pública. 2020. ISSN 1678-4464.  Disponível AQUI.

World Health Organization. Director-Generalís statement on IHR Emergency Committee on Novel Coronavirus (2019-nCoV), Genebra, 2020. Disponível AQUI.